Avançar para o conteúdo principal

perspectiva


 Há uma grande diferença entre amar e ser amado, dizias-me. Eu cá sempre achei que era tudo a mesma coisa. Mas dar e receber não são bolas do mesmo saco, definitivamente. Senti-me obrigada a dar-te razão. Percebi que toda a vida me avisaste que me ias deixar e fui eu quem não quis ouvir.
 O tempo deixou-me uma imagem mais clara da tua pessoa. Tive oportunidade de rever a nossa vida mais vezes do que foi realmente necessário. Percebi muito cedo que não fomos feitos um para o outro. Tal como outros tantos mortais que andam por aí ás turras. Mas senti necessidade de achar o erro, o meu erro, e depois crucificar-me sempre que foi possível.
 Agora sei que não foste por culpa minha. Nem por tua, na verdade. E porque tudo na vida tem um propósito, foste para me ensinar a ser, a existir e a ir à luta sozinha. E acredita que desde então que houve momentos em que estive realmente sozinha. Mas espanta-te, sobrevivi. A custo, com muitas nódoas negras e cicatrizes de uma luta que ninguém percebe que estamos a travar.
Talvez essa tenha sido a minha maior dor. As pessoas esqueceram-se de que estava a sofrer. Percebi que se não derramares sangue suficiente para que o mundo veja, nada impede que a vida continue. Mesmo que estejas de rastos. Mesmo que não comas, não durmas e não vivas. Ninguém chora contigo. Passam-te a mão no ombro e já está. E não é por mal ou por egoísmo, só que há batalhas que temos mesmo de enfrentar sozinhos.
 Depois disso percebi que amar e ser amado não são, efectivamente, a mesma coisa. Combinar as duas coisas numa simbiose perfeita é mais raro do que possas imaginar. E seria muita sorte, ter acertado à primeira. Na minha vida tenho de ir à luta. Tenho de escolher, errar, magoar, mesmo sem querer. Tenho de ir ao tapete e a arranjar forças para me levantar. Na vida a sorte é uma questão de perspectiva. Talvez nós só tenhamos escolhido a errada.

Comentários

  1. Ainda que tenham a mesma base, não são a mesma coisa, até porque a intensidade com que amamos nunca é igual à intensidade com que nos amam a nós.

    ResponderEliminar
  2. É verdade... a sorte é mesmo, mesmo uma questão de perspectiva e por vezes nem sempre sabemos analisar bem as coisas.

    ResponderEliminar
  3. Custa sempre, mas com o tempo tudo se resolve e fica melhor :)

    ResponderEliminar
  4. " Na minha vida tenho de ir à luta. Tenho de escolher, erra, magoar, mesmo sem querer." Identifico-me tanto mas tanto com isto. É, basicamente, o resumo da minha vida.

    ResponderEliminar
  5. Ler este texto fez-me relembrar a relação que tive há uns anos atrás. Sabes o que te posso dizer? Custa quando se termina mas depois só vem coisas boas!

    ResponderEliminar
  6. r: Quando conseguimos alguma coisa com o nosso esforço dá sempre muito mais gozo :)

    ResponderEliminar
  7. "Há batalhas que temos mesmo que enfrentar sozinhos" É isso mesmo, gostei das tuas palavras :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

tudo o que sentires, será bem vindo ♥